Nosso lar de união

Nosso lar de união

quinta-feira, 2 de julho de 2015

Nossa história...


O Colégio Estadual Alaor Coutinho foi criado há vinte e um anos, no povoado de Açuzinho, Litoral Norte de Mata de são João – Ba. Em sua criação, oferecia Ensino Fundamental I e II, apenas no turno diurno. Após alguns anos, a população solicitou a ampliação de turno, passando a funcionar à noite e a oferecer Educação de Jovens e Adultos – EJA e Ensino Médio Regular. Em 2009, passou pelo processo de municipalização do Ensino Fundamental e desde então, oferece apenas Ensino médio, nas modalidades EJA, Regular e Educação Técnica Profissional. O CEAC é de fundamental importância para a formação da população local, uma vez que é a única instituição no Litoral de Mata de São João a oferecer Ensino Médio. Em seu entorno, há diversidade social, econômica e uma natureza exuberante – mangues, praias, floresta Mata Atlântica, rios e cachoeiras. Saiba mais:

Por conta disto, a maioria dos estudantes vivem em função do turismo, morando nas proximidades de resorts e hotéis. Em sua grande maioria, os pais e familiares prestam serviços para a rede de hotéis, bares, restaurantes e lojas de Praia do Forte. Boa parte das famílias são sustentadas pelas mulheres, em suas mais diversas atividades, desde o artesanato vendido aos turistas até a prestação de serviços. Antes do boom do turismo, os principais mantenedores eram os homens, com a pesca e a agricultura familiar de subsistência. 
As comunidades atendidas pelo CEAC são simples, sem muita estrutura, variando de muito precárias a razoável.  Acesso a condições básicas é demanda constante das lideranças comunitárias que as representam.  As maiores queixas da população são em relação à segurança, saneamento básico e o acesso à saúde. 

A maioria dos moradores trabalham para os complexos hoteleiros e ganham entre 1 a 2 salários mínimos, a depender da função exercida. O custo de vida é alto, por conta do turismo, aluguel e alimentação são os mais altos da região. Há problemas relacionados aos impactos negativos do turismo, como fácil acesso às drogas, prostituição infantil, entre outros. Tais condições interferem no processo de aprendizagem, uma vez que o estudante necessita de estrutura mínima que favoreça o ato de aprender.

Em compensação, a estrutura do CEAC é excelente, contando com refeitório, auditório, biblioteca, laboratórios, quadra poliesportiva, horta, jardins.
Atualmente, O CEAC passa por um momento de retomada do planejamento pedagógico, pois nos anos anteriores passou por problemas na estrutura física, que acabou de ser recuperada.
 O foco agora é a aprendizagem dos estudantes. 

O grêmio Estudantil e o Colegiado Escolar são atuantes. No momento, todos se preparam para as eleições que renovarão toda a administração desses segmentos.

Contamos com um quadro de 42 docentes, todos com formação superior e especialização, alguns com mestrado e sempre em formação continuada. Noventa por cento dos professores são efetivos.
Homenagem aos professores
A equipe gestora é composta por uma diretora e três vices- diretores, um para cada turno. Contamos ainda com 1 secretária, 1 coordenadora pedagógica e seis auxiliares administrativos...
Reunião Pacto pelo Ensino Médio

Surpresa dos estudantes em homenagem ao Dia dos Professores

PREMIADOS...

Cerimônia de premiação no Rio de Janeiro



Por duas vezes consecutivas, os estudantes do CEAC foram premiados no Festival EmDiálogo, promovido pelo Portal EMDiálogo, após participarem de oficinas de áudio e vídeo, ministradas por Cleber Couros, em parceria voluntária com a escola. veja os vídeos abaixo:




Meu Lar, Escola sem muros
Vídeo de Raul Sampaio, Arthur Cerqueira e Uelder Bastos


Vídeo produzido por Filipe Silva e Alana Santos

Nossos Projetos....

Projeto Capoeira Angola Camará

O principal objetivo do projeto é propiciar a experiência a todos os interessados - estudantes, visitantes, professores, funcionários, crianças jovens e adultos - contato com a capoeira Angola e toda a herança artística, histórica e cultural que ela nos permite conhecer.

Professor Jorge Ricardo e a turma de capoeira

 Clube da Horta

 A horta na escola é um projeto pedagógico que abre um amplo leque de atuação na unidade escolar.  Criando possibilidades para todos de ler e escrever em contexto de estudo, interagindo com sua comunidade e com o mundo. Permite ainda pontes com os demais projetos, assim como, a participação de todas as áreas da unidade.

Pretendemos criar um espaço de estudo, debates e aprendizagem sobre sustentabilidade, conceito de alimentação e nutrição, com a implementação de práticas respeitosas aos ciclos naturais, ao mesmo tempo em que buscamos diminuir o impacto ao meio ambiente.  












Projetos estruturantes....

Proposta da Secretaria da Educação, os estruturantes possibilitam apreciar a arte, experenciar e descobrir novos talentos....TAL, FACE AVE, PROVE, EPA e DANÇA, arte para todos os gostos!















Gincana Cultural e Solidária



Todos os anos acontece a Semana do Conhecimento, em 2015, foi em formato de gincana e muitas tarefas tinham a ver com solidariedade e sustentabilidade. Os estudantes conseguiram arrecadar três toneladas de alimentos não perecíveis, mil itens de higiene pessoal, cinquenta mil notas fiscais, cinco toneladas de material reciclável... Tudo foi doado para famílias e instituições.

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seus comentários!

Livros para o vestibular UNEB 2015/2016

  • A Morte e a Morte de Quincas Berro d’Água – Jorge Amado
  • Além de Estar – Helena Parente Cunha
  • Essa Terra – Antônio Torres
  • O Desterro dos Mortos – Aleilton Fonseca
  • O Largo da Palma – Adonias Filho
  • Tenda dos Milagres - Jorge Amado